Quem sempre achou que os automóveis eléctricos são máquinas focadas na eficiência e que não proporcionam emoção, pode começar a mudar de opinião porque… está lançada a "guerra dos super-eléctricos"! Se até aqui apenas a Tesla se assumia como a marca que juntava mobilidade sem emissões a "performances", uma série de empresas "start-up" estão a aparecer para lhe fazer frente, quase todas com (avultados) capitais chineses por trás e contratações e vulto.
Em Janeiro, na feira de electrónica de Las Vegas, a Faraday Future vai mostrar o seu primeiro carro de produção em série que deverá ser um monovolume eléctrico e superpotente. Mas a Lucid antecipou-se e já mostrou imagens da sua berlina de luxo, de nome Air, com que irá fazer frente ao Tesla Model S, com mais requinte, tecnologia e… potência! Em comum, ambas as empresas estão instaladas na Califórnia (Estados Unidos) – a Faraday Future perto de Long Beach, Los Angeles, a Lucid em Silicon Valley –, tendo investidores chineses como principais accionistas.
E assim começou o desenvolvimento do Atvus, a berlina de luxo com "performances" de superdesportivo, ainda mais radicais que as do Tesla S P100D, com os testes a serem feitos com toda a mecânica disfarçada… num furgão Mercedes Vito. Que logo deu nas vistas por não ser normal um furgão atingir os 100 km/h em 3,2 s sem fazer qualquer ruído! Entretanto, a empresa (que também integra antigos executivos da Oracle) percebeu que Atieva Atvus não era coisa que se chamasse a um automóvel que se pretendia futurista…
De série, o Lucid Air virá com uma bateria de 100 kWh mas, em opção, poderá ter uma de 130 kWh, para alimentar dois motores, um em cada eixo, que totalizam 745 kW, o equivalente a 1000 cv! O que proporciona acelerações estonteantes, anunciando 0 a 60 milhas por hora (0-96 km/h) em apenas 2,5 s… Quanto a autonomia, o valor revelado é de 643 km, bem acima dos 506 km anunciados pelo Tesla S!